Post prometido!

29 mar

Acho que nunca vivi tantas coisas diferentes em apenas uma semana! Acho também que nunca trabalhei tanto! Mas foi extremamente gratificante!

EnconASA
O Encontro Nacional da ASA reuniu mais de 500 pessoas dos diferentes estados do Semiárido. Nós da comunicação tivemos que trabalhar muito para atualizar o site, fazer boletins de rádio, jornalzinho, então acabou não dando tempo nem pra curtir a programação direito! Mas deu pra ver algumas coisas bem legais! Vou trazer um resumo de alguns dos momentos legais que passei durante a realização do evento em Juazeiro, na Bahia.

Caminhada pelo Semiárido
Eu nunca tinha participado de uma caminhada antes, quanto mais ajudado a organizar uma! Fora a parte que um senhorzinho machucou a perna e teve que ser levado a um hospital porque o Samu disse que não tinha como buscá-lo, foi tudo tranquilo! Tava super quente e andamos por mais de uma hora e meia, mas ver a animação de mais de 4 mil pessoas realmente não tem preço!

Programação cultural
Entre uma plenária e outra, tivemos a oportunidade de ouvir uma palhinha de alguns dos artistas da terra. O destaque para mim foi o grupo Matingueiros, com músicas autorais que misturam coco, caboclinhos, maracatu… Lembra um pouco Chico Science, mas com um estilo bem particular! O outro destaque foi um grupo de samba de coco, infelizmente não sei o nome… Mas as senhorinhas dançavam muito batendo os dois pés quase que ao mesmo tempo no chão em um ritmo que não deu pra deixar ninguém no auditório parado! Adorei! Ah, não dá pra deixar de citar a Dona Cícera, uma agricultora de Pernambuco que fez uma toada em homenagem ao evento. Emocionou todo mundo!

Feira de Saberes e Sabores
Pena que tive que ir correndo, não deu nem pra ver a feira direito… Mas tinha muita coisa especial, com destaque para os sabonetes artesanais do Ceará, as bolsas de palha do Maranhão e os doces, acho que eram de Alagoas… Tudo feito pelo agricultores e agricultoras familiares do Semiárido, mostrando a riqueza desse povo!

O Velho Chico
Ai, é lindo ver aquela imensidão de água!!! E o passeio de barca? É extremamente comum as pessoas utilizarem esse meio de transporte para ir de casa ao trabalho, da escola para casa, mas para quem é turista, esse é um momento único!!! Dura só uns 5 minutos, mas é muito legal! Pena que essa transposição do São Francisco vai acabar mudando esse cenário e o pior: a água não vai chegar para quem realmente precisa e sim beneficiar o agronegócio! Lamentável, com tantas alternativas mais fácies, simples e baratas, ter uma obra faraônica para mudar o curso de um rio do porte do Velho Chico!

Juazeiro x Petrolina
“Sabe qual é a coisa mais bonita de Juazeiro? A vista para Petrolina!”. Que maldade, ein?! Essa é uma piadinha que vez ou outra a gente escuta na região (claro que quem conta é sempre um pernambucano). Mas um coisa é certa: Petrolina e Juazeiro são realmente diferentes! Tudo começa quando você está no meio da ponte que separa as duas cidades e o motorista diz: “Aqui começa Juazeiro”. De repente você percebe que a ponte reformada fica para traz e dá lugar a uma toda mal acabada! Segundo o motorista, uma briga política por causa do projeto da ponte impede que essa reforma no lado baiano seja realizada! Que vergonha! Mas fora isso, as duas cidades são bem diferentes! Petrolina tem mais prédios, mas cara de cidade grande. Guardadas as devidas proporções, a orla de Petrolina lembra a orla de Boa Viagem, com a diferença que ao invés do mar, tem-se o rio.  Já Juazeiro consegue preservar um pouco a carinha de interior, principalmente porque a própria população é contra as construções de prédios espigões, sobretudo na orla. As casas com arquitetura conservada são muito comuns. Mas gostei muito das duas cidades, apesar do calor e do vento quente, são locais muito agradáveis!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: