Primeiro eu!!!

14 mar

Lembro quando eu era 1ª ou 2ª série do ensino fundamental, numa aula de religião (estudei em colégio católico onde religião era matéria com direito a prova e tudo mais), a professora perguntou: “O que é mais importante: amar ao próximo ou a nós mesmos?”.

Sem pestanejar, eu e pelo menos metade da turma respondemos o que parecia ser o mais óbvio: “Amar ao próximo”. Não foi o que Jesus ensinou? Pelo menos na minha cabecinha infantil o amor ao outro era muito mais importante que o egocentrismo (embora naquela época eu muito possivelmente nem soubesse o que significava essa palavra).

Mas para minha surpresa, a professora disse: “Amar a nós mesmos”. Peraí! Para tudo! Como assim, a professora enlouqueceu? Mas logo ela explicou que não era possível amar ao outro sem antes se amar. Ahhhhhh!!! É verdade! Lembrando bem o que Jesus ensinou foi “Amar ao próximo COMO A TI MESMO”.

Às vezes nos preocupamos tanto em agradar ao próximo, em cuidar de quem amamos, em zelar pelo bem daquelas pessoas que são importantes, que acabamos esquecendo do principal: se eu não cuidar de mim, quem vai cuidar?

Se olhar no espelho e dizer para si mesmo que você é a melhor pessoa do mundo pode ser um bom exercício para massagear o próprio ego, para se demonstrar o quanto amamos a pessoa mais importante do mundo: nós mesmos!

O problema é que tem algumas pessoas que se amam tanto que acabam esquecendo que a vida não gira em torno do próprio umbigo! Para essas pessoas, parece que o problema delas é sempre maior, só elas têm o direito de falar, sentir, sofrer, reclamar!

“Mateus, primeiro os teus!”. O resto que dê um jeito de se arrumar, o meu é sempre mais importante!

 Há um limite muito suave entre o amor-próprio e o egocentrismo! Realmente não é fácil tentar achar um meio termo entre os dois. Mas acho que não custa tentar, né? A humanidade agradece!

Deixe um comentário

